Plano de internet
A rede de internet melhora constantemente com novas opções aos consumidores. A bola da vez tem sido a internet fibra óptica, que tem se espalhado rapidamente em todo o Brasil.
Mesmo assim, a banda larga por cabo ainda é a opção mais utilizada, pela disponibilidade, variedade de ofertas e utilização em combos com TV.
Na dúvida entre banda larga ou fibra óptica, o interessante é saber qual plano de internet é mais adequado ao seu dia a dia.
Banda larga ou fibra óptica?
A diferença básica é que a rede de banda larga tradicional é composta por fios de cobre que transmitem pulsos elétricos, enquanto a rede de fibra óptica transmite pulsos de luz para conexão e upload (transmissão de dados).
Essa distinção entre os modelos faz com que cada um ofereça certas vantagens e desvantagens. De qualquer maneira, essas são opções excelentes e são a principal fonte de conexão para redes de internet, ou seja, para mais de um usuário.
Pontos positivos da banda larga
- Rede cabeada com alta velocidade de conexão;
- Boas taxas de transmissão de dados;
- Disponibilidade em diversas regiões;
- Navegação sem franquia.
Pontos negativos da banda larga
- Pode ter instabilidade em horários de grande demanda;
- Variação entre velocidade máxima e mínima;
- A qualidade do sinal de pulsos elétricos pode sofrer inúmeras interferências.
Pontos positivos da fibra óptica
- Internet na velocidade da luz: o pulso de luz da fibra óptica garante velocidade de conexão mais alta que a banda larga;
- Dados enviados e baixados muito mais rapidamente;
- Não há interferências e falhas de sinal;
- Navegação ilimitada.
Pontos negativos da fibra óptica
A fibra óptica ainda está se popularizando no Brasil, por isso não são todas as regiões que possuem o modelo. É preciso consultar a disponibilidade.
Perguntas para se fazer antes de contratar seu plano de internet
Na hora de contratar um plano de internet é importante levantar algumas questões antes de fechar negócio. Vamos a algumas delas:
- Qual o plano de internet é mais adequado de acordo com a utilização?
- Qual é a velocidade de conexão necessária?
- Na minha cidade, existe a opção por banda larga por cabo e por fibra óptica?
Com essas perguntas em mente é possível definir qual é o melhor custo benefício entre o valor da mensalidade e a velocidade de conexão contratada. Por exemplo, para quem utiliza a internet somente para notícias e redes sociais, planos menores de 3 ou 4 mega podem ser suficientes.
Já para quem também faz muitos downloads, assiste filmes e faz chamadas por vídeo, planos entre 20 e 60 megas são indicados.
Agora, para múltiplos aparelhos conectados (notebooks, smartphones, tablets), realizar ‘lives’ de trabalho, assistir aulas e também ver filmes e baixar vídeos, o ideal é uma conexão entre 100 e 350 mega.
A partir dessas dicas você consegue definir qual tipo de plano é melhor para a sua necessidade e pode verificar qual tipo de oferta está disponível na sua região.