Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
Quais benefícios o 5G pode trazer?
A tecnologia 5G pode fornecer diversos benefícios, como por exemplo:
– Criação das cidades inteligentes
– Viabilização de carros autônomos
– Novas experiências online com velocidades maiores
O 5G pode também auxiliar no setor de produção, promovendo correções e melhorias nas trocas de dados entre máquinas e humanos, desenvolvendo uma melhor logística e possibilitando os avanços industriais.
Essa nova tecnologia possui riscos?
Sim, é possível existirem diversas desvantagens que derivam da mudança de frequência elevada e comportamento dos sinais de rádio com maior suscetibilidade a obstruções.
Essas altas frequências são, também, mais suscetíveis a fatores geográficos, como chuvas e umidade, desafiando esse range mais curto. Essa preocupação pode fazer com que seja necessário a implementação de novas antenas para gerar maior estabilidade no sinal, o que pode também ser prejudicial no contexto ambiental e acaba se tornando uma preocupação em potencial.
Se torna necessário uma troca de aparelho para utilizar a rede 5G?
A promessa dessa nova tecnologia é oferecer ao usuário uma navegação com alta velocidade na navegação e promete corrigir problemas em ligações de vídeo, por exemplo.
Algumas capitais brasileiras já efetuam período de testes em modelos tecnológicos. Especialistas acreditam que essa tecnologia dependerá de aparelhos mais atuais e homologados pela Anatel para que suporte a tecnologia.
Quais são os hábitos que essa tecnologia pode extinguir?
O 5G aparece com a promessa de revolucionar a indústria e unir lugares de difícil acesso e buscando a democratização da informação.
O hábito de consultas presenciais também começou a ser deixado de lado, visto que as teleconsultas estão sendo cada vez mais pedidas pelos médicos.
De acordo com o imenso número de aparelhos conectados em espaços menores, é nítido que existe um “congestionamento” na rede, o que deve ser modificado, devido a rede conseguir operar com um número mais elevado de dispositivos.
Para ficar por dentro dessa e de outras inovações do mundo digital, cadastre-se e receba todas as novidades do nosso blog.