Você já se deparou com um aviso pedindo para que o software de seu computador fosse atualizado?
Uma pesquisa de uma instituição norte-americana informou que cerca de 98% das pessoas não fazem essa atualização. Mesmo sendo algo simples e que não gastaria tanto tempo, a maioria considerável das pessoas seleciona a opção de lembrar mais tarde e adia esse momento.
Muitas vezes, só damos o devido valor ao sistema, quando percebemos erros de execução que poderiam ter sido evitados com análises e decisões preventivas.
O software é o termo usado para descrever programas de modo a ditar o que a máquina deve fazer, um conjunto de instruções que devem ser executadas por um mecanismo.
A importância da atualização dos softwares utilizados nas operações institucionais das empresas é algo normalmente desconhecido pelos próprios gestores.
Dentro desta atualização, é possível:
- Melhorar a usabilidade
- Correção de falhas internas
- Desbloquear novas funcionalidades
Com seu software atualizado, os usuários também podem usufruir de uma melhor experiência em suas ações. O sistema funcionará como uma máquina que foi recém-lubrificada, tornando as tratativas mais ágeis e fluindo sem lentidão.
O receio dos colaboradores em não se adaptarem aos novos modelos e os impactos na operação são os principais motivos para que essas atualizações sejam deixadas de lado.
O software desatualizado pode acarretar riscos que poderiam ser evitados pelo negócio, se soubesse desse perigo.
Saiba como o sistema desatualizado pode afetar as atividades de uma empresa
Acesso de cibercriminosos
Os cibercriminosos tendem a explorar as vulnerabilidades sobre as brechas que se abrem para a invasão dos sistemas, facilitando o roubo por meio de pessoas ou organizações.
Perda de dados
Outro dano que é muito comum durante a desatualização dos sistemas, é a perda de alguns dados importantes, prejudicando inclusive aos dados que seriam recuperados pela ferramenta de backup.
Bugs na operação
Os bugs são problemas recorrentes, onde muitos softwares funcionam a partir de uma base e não conseguem manter a mesma comunicação caso estejam funcionando em versões anteriores.
Redução de privacidade
Com a maior possibilidade de invasões e um sistema cheio de inconsistências, a privacidade nas tratativas internas da empresa são reduzidas de maneira considerável. Aqueles que tiverem más intenções frente a empresa, podem acessar os dados e informações transmitidas por meio dos dispositivos da rede corporativa.
Diante de todos esses exemplos de prejuízos que podem acontecer conforme a desatualização dos softwares, está claro que a produtividade pode ser afetada e prejudicar os negócios de forma incisiva.
Desencontro na comunicação da equipe, perda de processos, lentidão nas demandas e atrasos são apenas algumas das consequências desse despreparo.
Além dos softwares, é recomendado que o usuário mantenha o Antivírus e os navegadores atualizados para navegar de maneira mais segura pela internet. Se for possível, selecione a opção de atualização de maneira automática, para que seus serviços mantenham-se protegidos e que avisos não atrapalhem seu desempenho durante um dia corrido.
Antes de clicar na opção de ignorar o pedido de atualização, lembre-se que, mesmo preferindo não ser interrompido por ter que cumprir metas todos os dias, você pode estar colocando todo o seu sistema e suas operações em risco, negando melhorias que podem fazer toda a diferença em seu negócio.
As empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos softwares procuram constantemente por melhorias operacionais, tornando necessário o seu investimento em versões mais recentes dos sistemas operacionais utilizados, aumentando a performance dos seus serviços e a vida útil de suas atividades.
Para ficar por dentro de mais dicas imperdíveis como essa, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais da Master Internet.