A quarta geração de internet móvel, também conhecida como internet 4G, chegou como avanço da internet 3G. A conectividade do 4G é utilizada em celulares para nos deixar online com o mundo.
Mas, afinal, você conhece a diferença entre internet móvel e internet residencial? Acompanhe este artigo que explicaremos tudo para você.
O que é internet 4G?
A internet 4G é uma conexão de internet móvel que pode ser utilizada por modems conectados a computadores, mas o mais comum é a sua utilização em celulares e smartphones por meio de um chip.
Quais as vantagens do 4G?
A grande vantagem da internet móvel é ter conexão na palma da mão em qualquer lugar, porém não é só isso. Veja outros motivos para ter a internet 4G:
- Alta conexão em qualquer localidade (casa, rua, trânsito, trabalho, escola, shopping, mercado);
- Superior à tecnologia 3G;
- Possibilidade de contratar em combo com a internet residencial;
- Acesso rápido a conteúdos de sites e aplicativos;
- Aplicativos de geolocalização em tempo real;
- Conexão estável para assistir vídeos, streaming e fazer videochamadas;
- Vídeos, fotos e áudios enviados e recebidos rapidamente;
- Grande cobertura nacional e internacional (85% do planeta tem cobertura 4G).
Diferença entre internet móvel e internet residencial
Existem diferenças em como nos conectamos pela internet móvel e pela internet residencial, como também o tipo de utilização.
Internet Móvel
Com a internet móvel, como no caso da internet 4G, a conexão não depende de uma rede wireless nem de cabo para funcionar. Por exemplo, como funcionam os aplicativos de rotas nos carros para traçar a melhor alternativa de deslocamento?
Justamente pela conexão de internet 4G é que não só esses aplicativos de geolocalização, como todos os outros que fazem parte das nossas vidas, funcionam em nossos celulares.
Pela cobertura da rede móvel ser bastante extensa, dificilmente ocorre perda de conexão. Porém, os pacotes de dados móveis 4G funcionam por franquias, isto é, quando todo o pacote é utilizado o acesso a internet pode ser limitado.
Internet residencial e comercial (banda larga)
A internet residencial e comercial é oferecida de diversas formas: satélite, rádio, modem 4G, ADSL (linha telefônica), cabo e fibra óptica.
Conhecida como banda larga fixa, geralmente as operadoras oferecem o equipamento para o funcionamento da internet, como modem e roteador para distribuir o wi-fi. Diferente da internet móvel, a conexão não tem franquia, ou seja, durante o ciclo mensal a velocidade não cai ou o acesso é barrado se o limite contratado for atingido.
Atualmente, a internet fibra ótica, como a oferecida pela Master Internet, tem ganhado cada vez mais espaço pelos preços acessíveis e pela alta velocidade de conexão, chegando a 500 Mb.
Gostou do conteúdo? Acompanhe as novidades no site da Master Internet e aprenda mais sobre o mundo da tecnologia! =D