Minha Internet
Ter uma velocidade de conexão ruim pode ser uma das coisas mais irritantes quando se está navegando na internet. Porém, com algumas dicas, você pode avaliar o motivo para a velocidade da banda larga não estar correspondendo ao desejado e tomar uma atitude.
1. Verifique o consumo dos aparelhos
Com muitas pessoas utilizando a rede, sempre é bom verificar quantos aparelhos estão conectados e se algum deles está consumindo internet de forma exagerada. Muitas abas abertas simultaneamente sem necessidade em jogos online, streaming de vídeos e downloads, consomem muita internet.
Limpar o navegador também é recomendado para não sobrecarregá-lo com excesso de dados. Assim, limpar o histórico de navegação (cache) e as informações de usuário armazenadas automaticamente (cookies), auxilia no processo de tornar as páginas mais rápidas.
2. Proteja o acesso à rede
Não deixe que a sua internet seja usada indevidamente! É preciso que a rede tenha uma senha de proteção forte e que seja substituída de tempos em tempos. Além da segurança de dados e da proteção contra malwares que consomem velocidade, isso evita que terceiros indesejados utilizem sua internet afetando a velocidade de conexão.
3. Seu roteador é compatível com a sua banda de internet?
Atualmente, os roteadores já transmitem o sinal de forma dual-band, com duas frequências 2,4 GHz e 5 GHz, o que permite assimilar e irradiar o sinal wi-fi das velocidades ultra rápidas da fibra óptica. Na Master, os clientes têm as melhores orientações em relação ao roteador ideal para o seu plano, garantindo sempre a estabilidade e qualidade da sua conexão.
4. Contrate um novo plano – Minha Internet
Muitas vezes reclamamos da velocidade de conexão contratada, porém deixamos de observar que passamos a utilizar mais a banda larga. Maior número de aparelhos conectados, notebooks, smartphones, televisores, cada vez mais temos dispositivos que demandam conexão.
Também estamos ficando mais em casa, trabalhando, estudando e participando de videoconferências. Por isso, é necessário que o plano contratado esteja de acordo com a quantidade de atividades. Antes que insatisfação com a velocidade se instaure, avalie a contratação de outros planos. Hoje em dia, a internet por fibra óptica veio para ficar, com excelente velocidade e preços baixos.
5. Posicione o roteador em um melhor local
Para que o sinal wi-fi chegue com o máximo de velocidade é preciso encontrar um local para que seja instalado em que ofereça as melhores condições.
O ideal é ter o roteador em um local central da casa, para que o sinal seja distribuído por todos os ambientes por igual, assim como colocá-lo em um local elevado, sem obstáculos ou móveis próximos, longe de outros eletrônicos e longe de janelas para proteger o equipamento do frio e do calor.
6. Instale um repetidor de sinal
Se mesmo com o roteador posicionado seguindo as dicas do tópico anterior o sinal e, consequentemente, a velocidade não melhorar, é preciso instalar um repetidor de sinal.
O repetidor é um equipamento que irá replicar o sinal wi-fi do roteador principal, melhorando o alcance da rede e a transferência de dados.
Com dicas simples é possível melhorar a velocidade de conexão, mas caso precise aumentar o plano de internet contratado, aumente a velocidade com internet fibra óptica com os melhores preços.