O home office veio para ficar, mas trabalhar de casa pode tornar a segurança de dados da empresa prejudicada se algumas atitudes não forem tomadas.
Para proteger os dados do seu negócio e as informações dos seus clientes, preparamos 5 dicas baseadas nas melhores práticas em segurança cibernética para lhe ajudar a garantir a proteção de dados durante o trabalho remoto.
O que posso fazer para evitar invasões?
Segurança, home office e privacidade devem andar juntos como forma de evitar invasões nos computadores e proteger os dados pessoais de colaboradores e da base de clientes.
Como ainda estamos no começo do ano, o home office das empresas deve ser planejado com toda a segurança possível para o decorrer dos meses. Veja as principais atitudes que as empresas devem ter:
Garanta equipamentos e explique as políticas da empresa
Pode parecer básico, mas é fundamental que cada colaborador tenha à disposição os equipamentos necessários para desempenhar a função em casa.
Ao fornecer estes equipamentos e garantir a conectividade, a empresa consegue incluir as configurações necessárias, na qual detalharemos nos próximos tópicos, que garantam a segurança dos equipamentos (computadores, notebooks, smartphones).
Nesse ponto, ao entregar os equipamentos, também é importante ter protocolos de utilização e boas práticas para que o funcionário siga de forma adequada as regras de segurança.
VPN
Deixar o computador do colaborador integrado a uma rede VPN (Rede Virtual Privada) da empresa é uma forma de oferecer mais segurança no acesso aos dados corporativos em home office.
Isso porque o acesso tradicional pelas redes domésticas torna o trabalho muito mais vulnerável a ataques de cibercriminosos. A VPN é criptografada, dificultando qualquer tentativa de acesso, como também esconde o IP do usuário, evitando softwares espiões (spywares). De qualquer maneira, somente a VPN não basta, existem outros elementos a se adotar para mais proteção.
Antivírus e firewall
Ter antivírus para evitar malwares (softwares maliciosos) e spywares é imprescindível para evitar danos ao equipamento e roubo de informações.
Já deixar o firewall ligado complementa a segurança, pois ele analisa a recepção de dados que podem ser perigosos para o sistema do computador, impedindo o acesso à câmera e ao teclado dos equipamentos, por exemplo.
Autenticação multifatorial e criptografia
O acesso à rede VPN pode ser feito em duas ou mais etapas, por uma autenticação multifatorial que dificulta o roubo de senhas, pois é preciso do código de acesso fornecido a outro equipamento de posse do usuário, por SMS ou lido por QRCode. Somente assim, com outras etapas, é possível acessar a rede.
A criptografia, já existente na VPN, e que pode ser estendida para diversas outras operações e documentos, codifica os dados de uma maneira que para ter acesso a eles é preciso da chave de descriptografia, configurando uma camada de proteção que impede a leitura do dado mesmo se for roubado.
Serviços em nuvem
Contar com o armazenamento de dados em nuvem é ideal, não só para o home office, porque as empresas que oferecem o serviço contam com grande aparato de segurança contra hackers e trabalham com protocolos de privacidade de seus clientes.
Os dados em nuvem permitem acesso simultâneo aos documentos pelos membros da equipe e evita a necessidade de backups. Assim, se um computador ou e-mail for invadido, os dados estão protegidos na plataforma cloud ( em nuvem).
A Master Internet investe em conectividade e segurança para os seus clientes. Conheça os nossos planos e tenha a garantia de internet estável e protegida em todas as etapas.